COVID 19: We are open and operating according to the procedures required by law.

The African Challenge | A nossa missão – Nampula.

O acordar em Nampula revelou, em primeiro mão, o clima extremo que nos irá acompanhar nos próximos dias: calor abrasador e humidade extrema, ou não fosse esta a época das monções.Iremos certamente ter direito a uma chuvada torrencial todos os dias e a litros de água para compensar a perda de líquidos que irá ser enorme, mas temos que ser duros.

Marcada que estava a cerimónia protocolar com o Conselho Municipal de Nampula, para lá nos dirigimos à hora certa e, pelas 10 da manhã, fomos gentilmente recebidos por toda a equipa da Presidência, com desculpas apresentadas pelo vereador Alexandre por não se encontrar presente o Presidente do Município, que se encontrava em viagem pelo território.

De imediato o grupo de cantares local deu-nos as boas vindas com música tradicional tipicamente Macua, designação dada às gentes de Nampula.

Já dentro do edifício do Conselho Municipal, depois de uma breve apresentação do projeto e suas motivações pela nossa parte, seguiram-se trocas de lembranças e a garantia que as relações entre os Municípios de Amarante e Nampula se iriam estreitar, no sentido de encontrar parcerias e intercâmbios futuros.

Ainda antes do belíssimo almoço servido no Hotel Girassol, tivemos oportunidade de conhecer pessoalmente o autor do livro “O Visionário de Nampula”, Padre José Luzia, ele próprio discípulo do Bispo Manuel Vieira Pinto, natural de Amarante e agente motivador de toda esta missão e entregar-lhe as lembranças da Câmara Municipal de Amarante.

Ficámos aliás incumbidos de apresentar cumprimentos ao Bispo pessoalmente e transportamos connosco uma lembrança do Conselho para entregar a D. Manuel Vieira Pinto aquando do nosso regresso a Portugal.

O resto do dia foi passado em reapertos e manutenções às motos, para que tudo estivesse pronto para partir no dia seguinte que nos levará à Ilha de Moçambique e, finalmente, a Pemba, onde ficaremos antes de entrar na Tanzânia.